A alimentação tem um papel muito importante no funcionamento do nosso organismo, nesta matéria você vai descobrir alguns alimentos que podem ajudar no funcionamento da sua “Tireoide”. 

A revista Corpo a Corpo apresentou uma matéria muito bacana sobre problemas que podem afetar o funcionamento da glândula “tireoide” e como a alimentação pode ajudar. Por isso, colhe aqui algumas destas informações pra te deixar bem informada sobre esse tema!

 

Uma das maiores glândulas do corpo  humano a “tireoide” interfere em todos os sistemas do organismo, por isso, é tão importante ficar atento aos sinais que nosso corpo nos dá. Para nós leigos (não somos da área médica) a informação mais básica que aprendemos é que a tireoide é a responsável pela produção dos hormônios T3 e T4 e estes controlam o nosso metabolismo.

Se você já passou pelo seu médico é sabe que sua tireoide precisa de atenção, confira aqui alguns alimentos importantes para o bom funcionamento desta glândula.

O iodo que ingerimos na alimentação é utilizado pela glândula na produção dos hormônios por isso a recomendação é ingerir 150 microgramas (150 mcg) por dia ou 250 mcg no caso de gestantes. A falta ou excesso de iodo interfere diretamente no funcionamento da tireoide.

 

“Peixes e  frutos do mar são ricos em iodo, cobre e zinco. Os três minerais são essenciais á glândula” 

Vitamina A: Presente no brócolis, aspargos, cenoura espinafre e couve

Selênio: Boas fontes são, Castanha – do – pará, semente de girassol e gema de ovo

Complexo B: Presente ovos, visceras, arroz integral e germe de trigo

Ferro: Boas fontes são os vegetais verdes escuros, cereais integrais como aveia e quinoa

Além da alimentação  e medicação adequada para reposição hormonal alguns especialista indicam a prática de exercícios físicos, meditação e acupuntura para aliviar os sintomas como fadiga e cansaço.

Vale lembrar que é sempre imprescindível consultar um especialista médico e realizar exames clínicos antes de tomar qualquer  decisão, certo?!

Muito obrigada pela sua visita, até o próximo post!!!!

bjs da Juli 😀

 

 

Leia também

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *